sono

Consiste no registro simultâneo de algumas variáveis fisiológicas durante o sono, como por exemplo: eletroencefalograma (EEG), eletrooculograma (EOG), eletromiograma (EMG) mentoniano e/ou submentoniano, eletrocardiograma (ECG), fluxo aéreo (nasal e oral), esforço respiratório (torácico e abdominal), outros movimentos corporais (ex:EMG tibial), gases sanguíneos (saturação de oxigênio, concentração de dióxido de carbono), entre outras.

Como é feito o exame?

O exame é realizado durante a noite com o objetivo de reproduzir algumas das características habituais do paciente.

O paciente geralmente é instruído para chegar ao hospital cerca de 90 a 120 minutos antes do seu horário habitual de dormir e o exame termina na manhã seguinte, procurando obedecer, na medida do possível, o horário do paciente acordar.

São colocados diversos eletrodos e sensores no corpo do paciente para o registro de atividade elétrica cerebral, movimentos dos olhos, do nível de oxigênio no sangue, freqüência cardíaca, fluxo respiratório e movimentos respiratórios. Estes dispositivos são colocados externamente e o paciente não recebe nenhuma medicação no laboratório (ele deve continuar com a sua medicação habitual).

Os padrões característicos obtidos pelos sensores são registrados durante toda a noite e são interpretados posteriormente. Vários parâmetros podem ser analisados, tais como: o tempo que o paciente demora para adormecer, a quantidade de sono e das diferentes fases de sono, o número de eventos anormais (exemplo: apneias do sono e de movimentos dos membros) e teor de oxigênio no sangue.

Marcação e procedimento, entrar em contato com a clinica.

Rua Padre Rolim, 491  |  Loja 1 | 30130-090  |  Stª Efigênia  | Belo Horizonte | MG  | (31) 3222-6004  | (31) 3222-0004 (31) 98668.1222 e (31) 98668.1216

logo-rodape